Abordagens Psicoterapêuticas
Freudiana - Sigmund Freud, o pai da psicanálise, acreditava que o método de investigação deveria evidenciar o significado inconsciente de palavras, ações, sonhos, fantasias e delírios de uma pessoa. A sua técnica permite associação livre.
Junguiana - Carl Jung buscava os arquétipos no coletivo e tinha como objetivo a reconciliação dos diversos estados da personalidade dentro das pessoas.
Lacaniana - A teoria de Jaques Lacan usa a livre associação e conversas em que o próprio analisado descobre as suas questões.
Gestalt - Tudo tem influência em cada ser vivo: a natureza, o planeta, o meio em que se vive. Só pode ser compreendido pelas interações entre as partes que compõem um todo. Nada pode ser compreendido isoladamente.
Sistêmica - Não existe verdade absoluta, certo ou errado, bom ou ruim. O terapeuta deixa que o paciente reconheça seu próprio padrão de funcionamento. A análise é feita de acordo com as reações de cada pessoa diante de uma situação específica.
Cognitiva-condutual - O paciente já é diagnosticado no começo do tratamento, que utiliza técnicas de relaxamento e respiração durante a sessão. Há ainda tarefas relacionadas com o problema para o trabalho durante a semana. Todos os passos são explicados.
Fontes:
http://delas.ig.com.br/comportamento/como+escolher+entre+os+diferentes+tipos+de+terapia/n1237506993863.html
http://ajudaemocional.tripod.com/index.htm
http://www.google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário